• Créditos de ICMS

    A legislação federal e estadual prevê a possibilidade de recuperação através de crédito no ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) a pagar pelo contribuinte, de parte do imposto pago sobre as contas de energia elétrica.

    Sendo elaborado seguindo a normatização brasileira o laudo técnico sobre o consumo de energia elétrica é um documento que habilita a contabilidade do contribuinte a fazer a apropriação do crédito de ICMS mensalmente, sem necessidade de prévia comunicação ou autorização das secretarias das fazendas estaduais.

    Em caso de interpelação fiscal pela utilização dos créditos atestado pelo laudo técnico, é responsabilidade da Inforse a comprovação dos índices técnicos discriminados, desde que o parque industrial instalado do contribuinte não tenha sido modificado após a data de emissão do laudo.

    SPDA

    SPDA significa Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. A recomenda é que a inspeção, medições e o laudo sejam feitos anualmente.

    Considerações Importantes quanto ao funcionamento de um SPDA:
    A descarga elétrica atmosférica (raio) é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação as suas características elétricas (intensidade de corrente, tempo de duração), com em relação aos efeitos destruidores, decorrentes de sua incidência sobre as edificações.

  • NR10

    O laudo de NR10 avalia todos os requisitos e condições mínimas referentes à segurança e a saúde dos trabalhadores que, direita e indiretamente, interagem em todas as instalações elétricas, propondo soluções e adequando as irregularidades encontradas. O conteúdo do laudo de NR10 consiste em: medidas preventivas de controle de risco elétrico, medidas de proteção coletiva e individual, segurança na construção, montagem, operação e manutenção, segurança em instalações elétricas energizadas, trabalhos envolvendo alta tensão (AT), habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores, proteção contra incêndio e explosão, sinalização de segurança, procedimentos de trabalho, situação de emergência, responsabilidades e cronograma de atividades, diagnostico do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), plano de ação para adequação das não conformidades.
    Nossos serviços de manutenção preditiva e preventiva aumentam a segurança durante o funcionamento e reduzem a possibilidade de operação em níveis baixos de aceitação. Salientamos que, conforme o item 10.14.3 da NR10 “na ocorrência do não cumprimento das nomas constantes nesta NR, o MTE adotará as providencias estabelecidas na NR03(EMBARGO OU INTERDIÇÃO)”.